ALAGAMENTO E DOENÇAS

A chuvas é recebida com alegria após períodos severos de secas que devastaram plantações, e causou grandes prejuízos ao setor agropecuário. Porém a chuva em excesso, traz algumas preocupações, pois há muitas cidades cujos sistemas pluviais não estão preparados para receber volumes grandiosos de chuva e dessa forma aumenta o risco de contrair algumas doenças isso por que as águas que transbordam dos rios e bueiros entram em contato com a rede de esgoto, com animais portadores de doenças e seus excrementos (fezes e urina). Portanto ficam contaminadas e criam oportunidades para a entrada de vírus, bactérias ou vermes pela pele, principalmente se houver feridas. Dentre as doenças mais comuns estão algumas que vamos sucintamente comentar à baixo:

Leptospirose é transmitida por meio do contato da pele com água contaminada com urina de rato. Por meio de pequenas lesões na pele, a bactéria entra na corrente sanguínea e instala-se nos chamados músculos longos (como a batata da perna). Se o tratamento não for imediato, pode atingir pulmões e rins, provocando a morte. Os sintomas são dores de cabeça e muscular, febre alta, calafrios e fraqueza. Esses sintomas surgem, em geral, de 10 a 14 dias depois do contato com a bactéria. Pele amarela significa estágio avançado da doença. Por isso diante de qualquer sinal, não se automedique e procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Hepatite A, essa doença causa problemas no fígado e é transmitida por meio da ingestão de água contaminada pelo seu vírus. Trata-se de uma doença altamente transmissível, ou seja, passa de uma pessoa para a outra por saliva, sangue e contato sexual. Náuseas, febre, falta de apetite, fadiga, diarreia e icterícia são os sintomas mais comuns.
Giardíase se caracteriza pela diarreia com esteatorréia (presença de gordura nas fezes), insônia, náuseas, vômito, perda de apetite por vezes acompanhada por emagrecimento e dor abdominal.

Há outras doenças oportunistas que podem ser prevenidas seguindo nossas dicas que seguem à baixo.

Prevenção
Para evitar problemas, durante e depois da enchente, tente ter o mínimo de contato possível com a água contaminada e mantenha os alimentos protegidos dela.  Beba somente água filtrada ou fervida e nunca reaproveite a da enchente. Proíba que suas crianças brinquem em áreas alagadas. Se a água invadiu a casa, jogue fora os alimentos perecíveis (frutas, legumes, farináceos, grãos). Após a chuva, comece rapidamente a limpeza dos locais atingidos pela água e pela lama, protegendo-se com botas e luvas. Aproveite também para lavar as caixas dágua, misturando um copo de água sanitária em 20 litros de água. Esvazie, tire a lama, jogue a mistura e aguarde 30 minutos. Encha com água limpa, esvazie novamente e volte a encher. Só então, pode utilizar a água.

ALAGAMENTO E DOENÇAS ALAGAMENTO E DOENÇAS Reviewed by Rayzanderss Machado on 09:52 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo