ATEROSCLEROSE E ARTERIOSCLEROSE. QUAL A DIFERENÇA?

Arteriosclerose é um termo genérico para o espessamento e perda da elasticidade das paredes arteriais. São reconhecidos três padrões de arteriosclerose; estes padrões variam em sua fisiopatologia e consequências clinicas e patológicas. São eles:
  • A aterosclerose, o padrão mais frequente e importante;
  • A esclerose medial calcificada de Monckeberg é caracterizada por depósitos calcificados nas artérias musculares, e ocorre em indivíduos com idade superior a 50 anos. As calcificações visíveis, comumente palpáveis, não alcançam o lúmem dos vasos;
  • A arteriosclerose acomete as pequenas artérias e arteríolas. Há duas variantes anatômica, hialina e hiperplásica, ambas associadas ao espessamento das paredes vasculares com estreitamento do lúmem, podendo provocar lesão isquêmica nos vasos a justante. Mais comumente associadas com hipertensão e diabetes melito.
Aterosclerose é caracterizada por lesões nos ateromas ou placas ateromatosas ou fibrogorduras, que invadem e obstruem o lúmem vascular e enfraquecem a média subjacente. Estas placas podem provocar sérias complicações. É responsável por aproximadamente metade de todas as mortes que ocorrem no ocidente. Dados epidemiológicos referentes a aterosclerose são geralmente apresentados na forma de frequência do número de mortes causadas por doença cardíaca isquêmica (cardiopatia isquêmica). Somente infarto do miocárdio responde por 20% a 25% de todas as mortes nos Estados Unidos.



Fonte: KUMAR, Vinay; Robbins e Cortan: Bases Patológicas das Doenças. Pgs 541 e 542 7ª Edição. Elsevier. Rio de Janeiro, 2005.
ATEROSCLEROSE E ARTERIOSCLEROSE. QUAL A DIFERENÇA? ATEROSCLEROSE E ARTERIOSCLEROSE. QUAL A DIFERENÇA? Reviewed by Rayzanderss Machado on 15:46 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo