PROFILAXIA É A SOLUÇÃO.

Essa iniciativa perdurou e tomou novas formas o PSF virou Estratégia de Saúde da Família (ESF) o termo "Programa" caracterizava algo com data de término, como se fosse uma iniciativa isolado, adotou-se Estratégia pois consiste em um conjunto de ações, objetivos, metas, diretrizes fundamentais para chegar a um denominador comum, que seria a prevenção de doenças. Aqui no blog vimos um pouco sobre Florence Nightingale e observamos que suas medidas profiláticas empregadas no decorrer de suas ações fizeram com que Florence conseguisse excelentes resultados, e o estudo da história serve para nos ensinar a não cometer erros e repetir boas práticas.
A estruturação da ESF é de extrema importância, e quando bem usada é uma ferramente muito funcional para prevenção de diversas doenças. A proximidade da equipe do ESF junto à comunidade é o ingrediente secreto que facilita o acesso as casas e dessa forma podemos chegar à origem do problema.
Eu tive o prazer de ter aulas práticas de atenção priméria à saúde na ESF Valdivina Ferraz no município de Nanuque - MG, a unidade que é gerida pela Enfermeira Ravena Ribeiro Bonisenha, e pude perceber como a ESF pode ser usada de forma eficiente para ensinar a população medidas profiláticas, pela manhã na sala de espera, eram ministradas palestras sobre temas variados, sempre enfatizando as medidas profiláticas, a unidade disponibiliza flyers, e materiais didáticos para reforçar a conscientização da população. Além do trabalho na sala de espera parceria com instituições como a APAE, Pestalozi, Lar de idosos e escolas, também eram utilizadas como espaço de multiplicação do saber.
Temos que combinar que é muito mais fácil prevenir do que remediar, e ter uma ESF que leva à sério esse lema é sinal de uma comunidade saudável e livre de doenças, quanto mais aderirmos esse conceito para nossas vidas, e para nossa prática profissional, vamos perceber a mudança no cenário da saúde do nosso país. Claro, é inegável que infelizmente temos o recurso da saúde administrado de forma bizarra, mas quanto menor o número de pessoas doentes, mais vagas nos hospitais, menor a correria na hora de atender os pacientes internados, isso é sinal de atendimento de qualidade, confiança e de resultados positivos.
PROFILAXIA É A SOLUÇÃO.
Reviewed by Rayzanderss Machado
on
11:26
Rating:

Texto pertinente! Parabéns pelo blog e pela página! São veículos de grande valor para a comunidade da Enfermagem. Promove discussão e reflexão!
ResponderExcluirVc tem um mega potencial e vai longe!
Abraço,
Ravena